segunda-feira, 12 de maio de 2014

Freeganos??? Você já pensou nisso?

Estava aqui lendo um livro fantástico do Peter Singer "A ética da Alimentação: como nossos hábitos alimentares influeciam o meio ambiente nosso bem estar" e me deparei com a apresentação de um movimento novo, composto principalmente por jovens chamados de freeganos. O freeganismo origima-se de uma opoção da crítica vegana à exploração animal e impacto ambiental, contudo se afirmou como um protesto contra a sociedade do trabalho e do consumo e do disperdício através das vertentes: a)  Garimpo Urbano - visa procurar coisas nas lixeiras; b) Suqat - moradia livre do aluguel;
C) Desemprego voluntário; d) transporte ecológico; e)escambo e coletivização dos recursos e f) retorno à natureza de coletores e métodos sustentáveis de sobrevivência. Para o movimento apenas restringir o consumo vinculado com as "boas práticas politicamente corretas" não bastam e subsidiam a exploração comercial e capitalista. Contudo, são mais flexíveis por consumirem carnes e produtos animal jogados no lixo. Essencialmente rejeitam a ideia de status social e buscam a felicidade no "fazer" e não no "ter".



2 comentários:

  1. Bem interessante o ponto de vista!

    ResponderExcluir

  2. Excelente post. Já está marcado nos meus favoritos. Adorei este site ao ler vi que era o que eu estava procurando, Estou ansiosa para ler seu próximo artigo, parabéns.
    e muito Swing um abraço

    ResponderExcluir