segunda-feira, 12 de abril de 2010

Elogio... arma para destruição em massa?


A revista superinteressante de abril publicou uma matéria muito interessante sobre os malefícios do elogio. Segundo a matéria o elogio que muitas vezes é sincero, pode ser uma grande arma de manipulação em mãos de estrategistas e pode causar danos severos em quem recebe, sendo que a curto prazo a pessoa pode se sentir pressionada, cobrada, desconfortável, insegura e ansiosa e a longo prazo pode transformar um gênio em potencial em um potencial arruinado. O experimento foi realizado com crianças separadas em dois grupos que foram elogiados após a realização de uma tarefa: no primeiro, a criança era elogiada pela sua inteligência e no segundo, pelo seu esforço. Depois uma bateria de vários testes consecutivos, alguns mais fáceis outros mais difíceis, aqueles que foram elogiados pela inteligência se sentiram pressionados a manterem esse status procurando uma forma de manipular a percepção do avaliador; se sentindo pressionados a se manterem inteligentes aos olhos dos outros e entrando em parafuso caso não fossem perfeitos, ou seja, não sabiam lidar com o fracasso. Algumas pesquisas mostram que pessoas consideradas como potenciais gênios na infância nem fazem faculdade, uma forma de se proteger de cobranças que não sabiam se dariam conta. Os esforçados, apenas apostaram no seu esforço e na superação da próxima tarefa, uma vez que o elogio foi direcionado para o processo e não para o resultado. No cérebro a área de conforto é acionada quando recebemos um elogio cuja interpretação é “muito bem, você fez a coisa certa, agora irá receber uma recompensa” sendo justamente o combustível para pessoa ousar cada vez mais e procurar novos desafios para “sentir gostosinho” novamente. O problema é quando elogios demais inibem o centro de recompensa a motivar a pessoa a ir em frente. Desta forma, o elogio pode ser uma arma de manipulação e destruição, intencional ou não, logo não fique triste se não recebe um elogio a tempos... pode ser a sua libertação.

3 comentários:

  1. Hehe
    Bem dessa!
    Pessoalmente nunca gostei de competição por ego e infelizmente vejo muito disso na área científica. Na verdade, a ciência é um lugar aonde nasce tanto o culto a razão quanto para emoções "fortes" também.
    Li esses dias este texto na net, não concordo do jeito que ele expõe certas coisas, mas tem umas idéias bem reais ali.
    Este texto fala da ausência de mulheres na carreira científica.
    http://philip.greenspun.com/careers/women-in-science

    Abraços

    Abraços

    ResponderExcluir
  2. Matéria muito interessante... Tenho alunos (ensino básico/infantil) e uso a forma de elogio como estímulo, mas dessa vez, será mais elaborado,,,

    Bj,

    ResponderExcluir
  3. Enivaldo A. de Lima23 de abril de 2010 22:08

    Eles estão certos. Tem alguns indivíduos, menos preparados, que fazem qualquer besteira só porque recebem um ou outro elogio, alguns até falsos. Infelizmente temos uma grande maioria que age assim mesmo, por impulso.

    ResponderExcluir